top of page

APRESENTAÇÃO

 O LEPIDEFE (Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar) vinculado à Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ) e o GEPEC (Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento), vinculado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DEF-UFRN), organizam o Congresso de Educação Física escolar na perspectiva inclusiva.

​​

 Este Congresso é um evento de abrangência nacional que reúne estudantes de graduação e pós-graduação, professores/as da Educação Básica e do Ensino Superior e demais participantes interessados/as na temática Educação Física escolar e Inclusão possibilitando reflexão e profícua discussão sobre questões que permeiam tais temáticas.

​​

 Ocorre de forma bianual, sediado em cada universidade de modo a refletirmos tais questões dialogando com a realidade vivenciada na UFRJ e na UFRN e os desdobramentos dessas práticas. Tal evento busca compartilhar experiências oriundas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão vivenciadas no âmbito educacional, tanto no campo acadêmico quanto na Educação Básica, e pretende fortalecer o movimento de professores/as e pesquisadores/as da Educação que atuam nas áreas de conhecimento relacionadas à perspectiva inclusiva.

 Processos dialéticos de inclusão/exclusão se apresentam cotidianamente no âmbito educacional, infelizmente, muitas vezes mais excludentes que inclusivos. Discussões envolvendo gênero, fracasso escolar, sexualidade, deficiências, transtornos, aspectos geracionais, relações étnico-raciais, classe social, religiosidade e outras peculiaridades e necessidades específicas relacionadas aos processos de inclusão/exclusão na formação/ação docente são alvo de nossas preocupações e particularmente desse evento.

 Dessa forma, são acolhidos trabalhos que tratam dessas temáticas citadas, entendendo as diferenças em seus múltiplos sentidos, que produzem e são produzidas nos processos inclusivos/excludentes. Nesse sentido, este Congresso busca ser o espaço de socializar experiências relacionadas a essas questões, buscando potencializar o papel da escola e fomentar reflexões e discussões envolvendo as diferenças presentes de modo a promover a participação ativa de todas/os estudantes, a fim de atender as premências atuais frente à inclusão na perspectiva democrática de Educação.

​​

 Como compreendemos inclusão como um conceito amplo, dinâmico, polissêmico e dialético, isso nos permite um olhar abrangente aos direitos humanos e sociais, numa perspectiva que não pretende guetizar pessoas por suas características físicas, psíquicas, cognitivas, sociais, culturais, religiosas, étnicas ou quaisquer outras, que historicamente são rotuladas como inferiores e excluídas por tal razão.

​​

 O evento inclui mesas redondas compostas por professoras/es de destaque que possuam ampla experiência na área, apresentações de trabalhos (comunicação oral e pôster) e oficinas relacionadas ao tema, além de se constituir em espaço para construção colaborativa de propostas inclusivas por parte dos/as participantes.

​​

 Por fim, mas não menos importante, este evento é GRATUITO como forma de resistência por uma Universidade de fato pública, gratuita, crítica, autônoma e socialmente referenciada. Queremos, com esse evento de Extensão, fortalecer nossa luta cotidiana por uma Educação sem boleto!

Esperamos vocês na UFRJ!

Abraços fraternos, Michele Fonseca e Maria Aparecida Dias

EDUCAÇÃO_SEM_BOLETO_fundo_transparente

ARQUIVO DE MEMÓRIAS DO CEFEPI 2018

bottom of page